Com Prisão de CUNHA - TEMER volta as pressas do Japão.


Michel Temer e Cunha planalto entre me desespero 


A prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) causou preocupação entre auxiliares e assessores do governo Temer e deputados e senadores ligados ao peemedebista. O motivo da apreensão é o risco de Cunha fazer um acordo de delação premiada para deixar a cadeia.
Na avaliação de fontes do governo federal, com a prisão determinada pelo juiz Sergio Moro, a possibilidade de Cunha fechar um acordo de delação é muito grande, ou seja, praticamente certa.

A questão que se levanta nos bastidores é se Cunha tem elementos que possa comprometer o presidente Michel Temer. O temor cresce diante do fato que Temer foi presidente do PMDB e sempre teve uma ligação muito próximo com o ex-presidente da Câmara dos Deputados.
O presidente Michel Temer decidiu antecipar seu retorno ao Brasil. O retorno da comitiva do presidente, que se cumpria missão oficial em Tóquio, Japão, estava previsto para a manhã de quinta-feira, 20, no horário local, mas o embarque foi antecipado para esta quarta-feira, 19. A assessoria do Planalto não informou o motivo da antecipação.

Parlamentares da oposição relataram que muito deputados federais aliados de Cunha estavam em estado de pânico após o despacho de Moro.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que caso Cunha assine acordo de delação, o governo Temer seria prejudicado.
O presidente Michel Temer decidiu antecipar a viagem de volta do Japão. O Blog apurou essa informação em momentos próximos à divulgação da prisão do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


Embora Cunha tenha integrado a cúpula do mesmo partido de Michel Temer, não há confirmação de que a volta do presidente tenha relação com este fato.

A versão oficial dentro do governo é de que a antecipação tem a ver com declarações desencontradas do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sobre a votação de alterações no projeto de repatriação.

As articulações pela aprovação da proposta de emenda constitucional que limita o crescimento dos gastos públicos também teriam pesado na decisão do peemedebista.


Segundo a programação oficial elaborada pelo Ministério das Relações Exteriores, a comitiva brasileira deixaria o Japão às 23h desta 4ª feira no horário de Brasília (10h de 5ª em Tóquio). Entretanto, Temer embarcou de volta para o Brasil  às 11h30 (22h30 desta 4ª no Japão).  O peemedebista deve chegar a Brasília amanhã (5ª) pela manhã.

As informações são do repórter do UOL Luiz Felipe Barbiéri.

Durante encontro com líderes aliados na residência oficial da presidência da Câmara na manhã de hoje (4ª), Rodrigo Maia demonstrou interesse em votar o substitutivo do projeto de lei que altera as regras para a repatriação de recursos não declarados no exterior.

Ele disse aos deputados que ainda havia chance de colocar o projeto em pauta na 2ª feira (24.out), caso fosse construído um consenso. Horas depois, o presidente da República interino recuou.

Maia recebeu um telefonema do ministro Geddel Vieira Lima (Segov) dizendo que o governo era contra a votação da proposta. O discurso do Planalto é de que a aprovação da matéria provocaria uma insegurança jurídica em razão da proximidade do fim do prazo para repatriar os recursos. O último dia é 31 de outubro. A fala de Maia aos deputados irritou o Planalto.
“Se ele fizer uma delação, esse governo de Michel Temer não se sustenta por um dia”, declarou Lindbergh ao plenário do Senado lotado.
O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) também afirmou que um eventual acordo de colaboração premiada de Cunha poderia prejudicar Temer. “Cunha é a delação das delações, ele, sem dúvida, pode derrubar o governo do presidente Michel Temer”, disse.

o Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) afirmou que a prisão de Cunha representa a “queda da República” brasileira. “É a queda da República”, disse ao ser informado no plenário da Casa, segundo reportagem do jornal O Dia

Nenhum comentário

.

Comentários

Contact us

Teste Teste Teste Teste

About Me!

Teste Teste Teste Teste

Featured Posts 4

Marcadores

Bem-vindo ao livro online

Conexão. Tecnologia do Blogger.