DATAFOLHA : 63% querem que presidente Temer renuncie

  Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo (11) apontou que mais da metade da população brasileira (63%) se diz favorável à renúncia do presidente Michel Temer ainda neste ano, para que sejam feitas novas eleições diretas.


Para que hajam eleições diretas ao cargo de presidente da República, ambos, presidente e vice deveriam ser afastados dentro dos dois primeiros anos do mandato da chapa.



Caso o presidente e vice acabem sendo afastados depois dos dois primeiros anos, prazo que encerrará ao fim deste ano, as eleições serão indiretas, por escolha do Congresso Nacional.

Para esclarecer esse cenário aos entrevistados, o Datafolha questionou o seguinte: "Você é a favor ou contra Michel Temer renunciar até o final do ano para a convocação de uma eleição direta para a Presidência da República?".



Além dos 63% favoráveis à renúncia, outro 17% se disseram contra a saída do peemedebista, enquanto 6% se declararam indiferentes e outros 3% disseram que não sabia responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 8 de dezembro e entrevistou mais de 2,8 mil de pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

O Datafolha também revelou uma nova pesquisa apontando que os índices de rejeição contra Temer dispararam. Em julho, 31% dos brasileiros consideravam a gestão do presidente ruim ou péssima. Agora em dezembro, o número subiu para 51%.



Aqueles que consideram o governo do presidente como regular foram 34%, enquanto no levantamento anterior, em julho, tinham sido 42%.


Porém, para que tenha uma nova eleição, seria necessário que Temer deixasse o cargo até 31 de dezembro. Isso porque segundo o artigo 81 da Constituição Federal, um novo pleito direto deve ser convocado em 90 dias se os cargos de presidente e vice-presidente ficarem sem titulares.

A publicação ressalta que o Datafolha expôs resumidamente esse cenário aos entrevistados, com a seguinte pergunta: "Uma situação em que poderia haver eleição antecipada para a Presidência no Brasil seria em caso de renúncia de Michel Temer até o final deste ano. Você é a favor ou contra Michel Temer renunciar até o final do ano para a convocação de uma nova eleição direta para a Presidência da República?".

Foram ouvidas 2.828 pessoas de 16 anos ou mais e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Ministro do STF pede explicações à Câmara sobre demora em impeachment de Temer
Há oito meses pedido foi protocolado, mas segue sem comissão na Câmara


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio Mello, deu dez dias úteis para que a Câmara dos Deputados dê explicações sobre o andamento da comissão do impeachment do presidente Michel Temer (PMDB), instaurada há mais de oito meses.

Em abril deste ano, Marco Aurélio determinou que a Câmara instaurasse a comissão especial para analisar o pedido de afastamento de Temer. Desde então, os três presidentes da casa de Leis, Eduardo Cunha (PMDB), Waldir Maranhão (PP) e Rodrigo Maia (DEM) não foram capazes de cumprir a determinação.

A comissão tem atualmente apenas 16 dos 66 membros titulares. Boa parte dos indicados são da oposição (PT, PC do B, PDT, Rede, PSOL), mas há também indicados do PR, PT do B, PMB e PEN. Da base aliada de Temer, a maioria dos outros partidos não indicou nenhum titular.

A Câmara dos Deputados ainda não tomou conhecimento da determinação do ministro Marco Aurélio. O despacho do STF foi enviado nesta terça-feira (6).

Nenhum comentário

.

Comentários

Contact us

Teste Teste Teste Teste

About Me!

Teste Teste Teste Teste

Featured Posts 4

Marcadores

Bem-vindo ao livro online

Conexão. Tecnologia do Blogger.