Mudança ocorrerá em Porto Alegre - Luciana Genro - PSOL e Raul Pont - PT 41 %...

   

Pesquisa tem indicadores de mudança em curso, na capital dos Gaúchos.

Luciana e Pont lideram pesquisa Ibope à prefeitura de Porto Alegre
Candidatos do PSOL e do PT estão tecnicamente empatados na liderança, com 23% e 18% das intenções de voto, respectivamente


A primeira pesquisa Ibope de intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre apresenta equilíbrio entre os candidatos Luciana Genro e Raul Pont. A candidata do PSOL tem 23% das menções estimuladas pelo Ibope, enquanto o petista aparece com 18%. Como a diferença está dentro da margem de erro da pesquisa (de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos), os dois candidatos estão tecnicamente empatados.

Na terceira posição está Nelson Marchezan Junior, do PSDB, com 12%, seguido por Sebastião Melo (PMDB), 10%. Em outro patamar estão João Carlos Rodrigues (PMN), Júlio Flores (PSTU) e Maurício Dziedricki (PTB), com 3% cada, Marcello Chiodo, do PV, com 2% das citações, e Fábio Ostermann (PSL), com 1%.Eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou de anular o voto são 15%, e os que não sabem ou não respondem, 10%.

Como esta é a primeira pesquisa desde o início da campanha eleitoral, não houve simulação de segundo turno, que será incluída nas próximas pesquisas Ibope.



E, mesmo dentre aqueles que conseguiram indicar o candidato de sua preferência, poucos souberam dizer o respectivo número que constará na urna eletrônica. Raul Pont foi o candidato com a maior identificação na pesquisa, com 34% dos entrevistados respondendo corretamente - outros 64% não sabem/não responderam. Sebastião Melo teve o número apontado corretamente por 25% dos eleitores que o indicaram na pesquisa espontânea, seguido por Luciana Genro (12%) e Nelson Marchezan Junior (4%). Entre os demais candidatos, ninguém respondeu corretamente.



Um dos grandes desafios que se apresentam aos candidatos neste ano está no desinteresse da população em relação à eleição de outubro. A pesquisa aponta que 30% dos entrevistados não têm nenhum interesse no pleito, e outros 27% responderam ter pouco interesse. Os demais se dividiram entre interesse médio (23%), muito interesse (19%) ou não sabem/não responderam (1%).

O aparente desinteresse do eleitorado se reflete no desconhecimento dos candidatos. No questionário espontâneo (quando o entrevistado cita o seu candidato favorito sem lista prévia), 60% não souberam indicar um nome ou não responderam. Luciana Genro foi indicada por 7% das pessoas, seguida por Raul Pont e Sebastião Melo, com 5% cada, e Nelson Marchezan Junior, com 3%. Outros 5% citaram candidatos diferentes, e 15% declaram que votarão em branco ou nulo.

Expectativa de vitória




As pessoas entrevistadas pelo Ibope também foram questionadas a apontar, independentemente de sua intenção de voto, quem elas acreditam que será o próximo prefeito de Porto Alegre. Luciana Genro (PSOL) aparece com 15%, seguida por Raul Pont (PT), com 14%; Sebastião Melo (PMDB), com 10%; e Nelson Marchezan Junior (PSDB), com 8%. Fabio Ostermann (PSL), João Carlos Rodrigues (PMN), Júlio Flores (PSTU), Marcello Chiodo (PV) e Maurício Dziedricki (PTB) foram citados por 1%, cada, e 48% não souberam ou não responderam.


Demandas prioritárias para a cidade




A pesquisa Ibope também apresentou aos entrevistados uma lista de tópicos e pediu para que eles apontassem a área em que a população de Porto Alegre está enfrentando os maiores problemas. A saúde foi apontada por 37%, seguida por segurança pública (36%), educação (9%), transporte coletivo (3%), geração de empregos e apoio a negócios (2%), limpeza pública (2%) e trânsito (2%). via:zero hora





Nenhum comentário

.

Comentários

Contact us

Teste Teste Teste Teste

About Me!

Teste Teste Teste Teste

Featured Posts 4

Marcadores

Bem-vindo ao livro online

Conexão. Tecnologia do Blogger.