O Fim da Era Cunha !

   

Cunha é réu no STF pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro; ele também é acusado de ter recebido propina no esquema da Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.
A liminar concedida pelo ministro atendeu a um pedido feito em dezembro pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Ele acusa Cunha de usar seu cargo na Presidência da Câmara para "constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações".
Ainda nesta quinta-feira, o STF deve julgar uma outra ação contra o parlamentar que defende os presidentes da Câmara e do Senado não poder ter ações penais no STF. O STF sustenta que Cunha está na linha sucessória da presidência, cargo que não admitiria ser exercido por um réu, de acordo com a Constituição.



Contas da Suiça
Segundo informações repassadas pelas autoridades daquele país, Cunha e sua família possuem duas contas ainda abertas na Suíça – a Netherton Investments, da qual ele é beneficiário, e a Kopek, que está em nome de sua esposa, Cláudia Cordeiro Cruz.
Além disso, o presidente da Câmara possuía outras duas contas, que foram fechadas logo depois do início da Lava Jato – a Orion SP e a Triumph SP.
De acordo com as investigações, nos últimos anos as contas receberam depósitos de US$ 4,8 milhões e de 1,3 milhões de francos suíços, equivalentes hoje a mais de R$ 23 milhões.
Nas entrevistas que deu no início do mês, Cunha afirmou que constituiu um trust para administração dos recursos. Dessa forma, argumenta, o dono do dinheiro passou a ser o trust e ele, apenas um beneficiário.
A Procuradoria-Geral da República abriu um inquérito no ano passado para investigar as contas do deputado. Em agosto 2015, Cunha já havia sido denunciado ao Supremo Tribunal Federal sob acusação de se beneficiar do esquema de corrupção da Petrobras.
A crise política brasileira ganhou mais um capítulo quando o ministro do Superior Tribunal Federal, Teori Zavascki, determinou o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do mandato de deputado federal.   
Conselho de Ética: adiou para esta quarta-feira a votação do parecer do relator, Marcos Rogério (DEM-RO), que recomenda a cassação do mandato parlamentar. A sessão desta terça-feira foi dominada pela discussão em torno do pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela a prisão de Eduardo Cunha e de outros três nomes da cúpula do PMDB: Renan Calheiros (presidente do Senado), senador Romero Jucá e o ex-presidente da República José Sarney.   
Pedido de Prisão :

 Janot também pediu a prisão do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-

RJ), por ele continuar interferindo no andamento dos trabalhos da Casa.

A informação foi divulgada pela TV Globo, na manhã desta terça-feira.

Parece que a " Era Cunha está chegando ao seu fim".   



Nenhum comentário

.

Comentários

Contact us

Teste Teste Teste Teste

About Me!

Teste Teste Teste Teste

Featured Posts 4

Marcadores

Bem-vindo ao livro online

Conexão. Tecnologia do Blogger.